Galilea; Casa di Cura per le suore anziane
a cura di paolo (0 commenti)
E’ bello stare vicino alle care consorelle anziane e sostenerle negli anni più delicati della loro vita. E’ ciò che stanno vivendo le consorelle brasiliane nella comunità Betania, in San Paolo.
Tutto diventa preghiera per l’intera Congregazione ed occasione di festa per gli anniversari e i parenti che vanno a visitarle.
***************************************
Em novembro de 2010, a província São Vicente Pallotti inaugurou a casa para as irmãs idosas necessitadas de ajuda. Essa casa localiza-se na zona Norte da grande São Paulo. Nesse local, natureza é um encanto: muito verde, pássaros e pequenos animais silvestres. É um espaço privilegiado dentro da grande metrópole. Em frenta da casa está o parque Horto Florestal.
Exatamente no dia 13 de novembro de 2010, sábado, com planejamento e colaboração de muitas irmãs foi possível transferir o grupo de irmãs, das quais, duas em estado de terapia intensiva. O transporte deu-se da comunidade do Colégio São José em São Bernardo do Campo, para a nova casa, situada à Rua do Horto, 1100, Horto Florestal – Bairro Tremembé – São Paulo.
A casa recebendo o nome de Galileia (Mc 16,7) quer lembrar o encontro com ressuscitado. Na capela, a imagem do Cristo Ressuscitado, de braços abertos quer lembrar a cada Irmã, no declinar de seus dias, que a promessa da vida plena está por vir. No dia 16 de novembro, houve instalação do santíssimo sacramento na capela e no dia 21 de novembro, foi celebrada a primeira missa na casa. Alguns vizinhos estiveram presentes
Atualmente, a comunidade consta de 10 Irmãs necessitadas de assistência e três Irmãs para a coordenação geral. Para os trabalhos de enfermagem, limpeza, cozinha e lavanderia, temos funcionários contratados pela Província.
A casa Galileia, pela sua localização, espaço e finalidade, tornou-se um local de encontro das cinco comunidades da Grande São Paulo e celebrações como o jubileu de consagração das Irmãs, festa da Rainha dos Apóstolos e outros eventos. Podemos afirmar que essa comunidade, pela sua realidade, favoreceu a comunhão entre as irmãs. É a casa mais visitada.
Temos missa em casa todas as terças-feiras, os demais dias as irmãs participam da missa na TV, transmitida diretamente do Santuário de Aparecida. Na Quaresma e Advento, fazemos uma celebração penitencial e o sacerdote ministra a unção dos enfermos.
A cada 15 dias, o médico vem em casa, e atende as irmãs e solicita exames encaminhamento à especialista, se necessário. De Segunda a sexta-feira, à uma fisioterapeuta trabalha em grupo e individualmente, se necessário. A comunidade se tornou conhecida no local. Há vizinhos que participam da missa na nossa capela e acompanhamos o celebrante para levar a comunhão aos doentes e idosos mais próximos.
Trabalhar com as irmãs idosas e doentes é uma graça, mas também um desafio. Cada dia com suas surpresas. O tempo não nos pertence. A disponibilidade para atender às necessidades de cada Irmã e cuidar bem delas tem que ser total.
Olhando para nossas Irmãs em fim de seus dias, somos convidadas a agradecer a Deus tantas vidas doadas a serviço da Congregação, a serviço do reino de Deus. Nós, hoje somos herdeiras do patrimônio material e espiritual que elas conquistaram. Por tudo damos graças ao Senhor!
Suor Joselia Giuliani