Consiglio Plenario - Brasile
Ogni anno la Provincia N. S. Aparecida realizza un incontro con le Superiore locali.
È un’Assemblea denominata Consiglio Plenario.
Quest’anno si è radunata dal 27 al 30 aprile per riflettere sul tema: Sustentabilità e la nostra risposta generosa al Signore come consacrate nella società odierna.
Oltre alla riflessione sul tema ci sono stati molti momenti di preghiera e di interiorizzazione per accogliere, nel cuore, i doni dello Spirito e discernere ciò che il Signore vuole dalle Suore della Provincia in questo momento della storia.
Tutto è stato vissuto con grande serenità e armonia.
Si può sintetizzare la conclusione con queste parole:
È nostra responsabilità imparare il modo nuovo che Gesù propone per vivere in questa società, seguendo le sue orme e testimoniando il suo amore.
Il ringraziamento va a Dio e a tutti coloro che le hanno sostenute con la preghiera.
***************************************************
Resumo Conselho Plenário 2017
O conselho Plenário que se realiza cada Ano em nossa Província teve lugar de 27 á 30 de abril. / 2017.
O Tema refletido nesse encontro foi dividido em duas partes: a Sustentabilidade e a nossa Resposta Generosa ao Senhor como vida consagrada na Sociedade de hoje.
O encontro foi iniciado com uma bela e significativa oração como invocação ao Espírito Santo. Cada participante, em silêncio, refletia pensando qual o Dom que mais desejaria receber para realizar a missão de Coordenadora. No momento de expressar o dom desejado, todo o grupo se voltava para a pessoa e sobre ela, cantando juntas, era invocado o Espírito Santo fonte de todos os dons. Nesse momento era entregue á irmã uma vela acesa simbolizando a luz com a qual, na confiança, iria enxergar como melhor conduzir a missão de coordenadora neste ano.
Os trabalhos do Conselho foram sendo realizados com calma e serenidade passando-se a ter uma visão geral de como estão as comunidades e a obra ou missão naquela comunidade sendo realizada. Olhou-se também para a realidade financeira percebendo-se a necessidade de redimensionar algumas comunidades em bem do todo da Província. Temos consciência que o redimensionamento sempre causa alguma dor, por outro lado, temos também consciência que, na medida da diminuição das nossas forças temos que ir aceitando sempre mais o limite e acolher nossa realidade tanto física como humana e numérica de irmãs com saúde e atuantes na província.
No segundo momento passamos a refletir um pouco sobre a nossa resposta como vida consagrada que deve ser generosa á sociedade pós moderna na qual estamos vivendo hoje.
A motivação profunda por Jesus deve continuar a ser alimentada como é necessário o óleo na lâmpada e será sempre a razão fundamental pela qual, mesmo em meio a um mundo globalizado e muito confusão pelo relativismo existente, devemos ter clareza e consistência nos valores próprios da Consagração.
• A pergunta colocada foi aquele que o Papa Francisco nos fez no início do Ano da vida consagrada: “É ainda hoje - Jesus - verdadeiramente o primeiro e o único amor como nos propusemos quando professamos os nossos votos? E, só em caso afirmativo, poderemos - como é nosso dever – amar verdadeira e misericordiosamente cada pessoa que encontramos no nosso caminho, porque teremos aprendido dele o que é o amor; saberemos amar porque teremos o seu próprio coração” (Papa Francisco, Carta apostólica - Objetivos I, p. 6).
• Após a explanação deste Tema foram feitas algumas perguntas para serem refletidas em silêncio e respondidas cada uma para si como contribuição sincera na construção d e uma “sustentabilidade” humana e religiosa necessária para a vida da Província e de toda a Congregação.
As perguntas foram:
• Como sinto e percebo que estou vivendo a vida consagrada individualmente e na comunidade?
• Se percebo algo a ser melhorado, qual a sugestão para que ela torne a ser como Jesus propõe?
• Qual sua sugestão para melhorar a vida comunitária e torná-la um sinal no tempo atual ?
Como nossa Vida consagrada religiosa é uma forma especial de seguir Jesus, cabe-nos estar com Ele para aprender maneira deste seguimento. Ele ensinou uma maneira nova de estar na sociedade de seu tempo e que é válida até hoje e até o fim dos tempos.
Cabe-nos a responsabilidade de aprender a maneira nova que Jesus propôs; uma maneira diferente de estar na sociedade e, como discípulas e seguidoras, propor esta nova maneira ao mundo de hoje através de nossa convicção e do nosso testemunho generoso e fiel a Jesus que nos chamou para o seu seguimento.